segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Educação Formal, Informal e Não Formal

A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente sistematizados, já a educação informal é aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização – na família, bairro, clube, amigos, etc... onde os valores da sociedade estão presentes e a educação não forma é aquela que se aprende “ no mundo da vida”, compartilhando experiências e saberes. Na educação formal sabemos que são os professores. Na não-formal, o grande educador é o “outro”, aquela com interagimos. Na educação informal, os agentes educadores são os pais, a família em geral, amigos, vizinhos, colegas da escola, da igreja, os meios de comunicação de massa, etc.
Após a leitura do texto de Glória Gonh, percebe-se claramente que todos os tipos de educação estão ligados entre si, a educação formal, os objetivos estão voltados para o processo ensino e aprendizagem, com conteúdos sistematizados, dentre os quais se destacam formar o cidadão como individuo ativo, desenvolvendo as habilidades e várias competências.
A educação não-formal capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, ou seja, inseri o cidadão na sociedade em que vivem.
As três formas de educação deveriam se complementar, porém percebe-se algumas divergências, principalmente no ambiente escolar, onde na maioria das vezes, não se respeita a bagagem dos nossos educandos. Porém é preciso desenvolver saberes que orientem as práticas sociais, para a construção de novos valores, participação coletiva dos conselhos e colegiados, dos pais da comunidade em geral através de reuniões, dando oportunidade para todos participarem de fato e de direito, dessa forma torna-se a escola um ambiente democrático e cada um exerce com dignidade o seu papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário